O Comitê

O Comitê

Hidrografia

A Bacia do Rio do Peixe (código 72) é contribuinte da Bacia do Rio Uruguai (código 7), integrante da Bacia do Rio da Prata, cujas águas desaguam no Oceano Atlântico (ANA, 2005).

Em Santa Catarina, a Bacia do Rio do Peixe localiza-se no Meio-Oeste, percorrendo transversalmente o Estado, de Norte a Sul. No início do século, com a construção da ferrovia de ligação São Paulo-Rio Grande do Sul, em toda a extensão da margem esquerda do Rio do Peixe, selou-se o destino do vale, transformando-o em eixo da colonização. As áreas, à direita do Rio, foram disputadas na Guerra do Contestado. Nas regiões ribeirinhas, formaram-se os principais conglomerados urbanos. As atividades industriais mais representativas localizam-se às margens do Rio do Peixe, cujo crescimento foi possível graças à abundância de água e à capacidade de diluição de despejos que o Rio propiciou por décadas. A principal via rodoviária, a SC-303, ocupa, prioritariamente, a margem direita do Rio.

O estado de Santa Catarina foi dividido, para efeitos de zoneamento e administração, em regiões hidrográficas, contemplando uma ou mais bacias hidrográficas, mediante Decreto n. 10.949, de 9 de novembro de 1998, o qual dispõe sobre a caracterização do Estado em dez regiões hidrográficas. Nessa classificação, a Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe pertence a RH 3 – Vale do Rio do Peixe.

De acordo com Villela e Mattos (1975), o índice Dd pode variar de 0,5 km/km2 em bacia com drenagem pobre a 3,5 km/km2 em bacia bem drenada; assim, a Bacia do Rio do Peixe possui média capacidade de drenagem. Na escala 1:100.000, a classificação, segundo Strahler (apud VILLELA; MATTOS, 1975), é rio de “quarta ordem”.

A sinuosidade dos canais é influenciada pela carga de sedimentos, pela compartimentação litológica, estruturação geológica e pela declividade dos canais. O índice de sinuosidade obtido de 2,7 a 3,2 m/m enquadra o canal como tortuoso (valores superiores a 2,0). O mesmo índice em valor percentual superior a 60 corresponde a um rio classe V, muito sinuoso.