O Comitê

O Comitê

Divisão Política

Os municípios do Vale do Rio do Peixe formaram-se após a assinatura do Tratado de Limites, em 1916, entre Santa Catarina e Paraná. Anteriormente, a regiao havia sido palco da Guerra do Contestado, quando foram desalojados os caboclos locais, e foi preparado o terreno para receber as companhias de colonização e, posteriormentem os colonos. Em 25 de agosto de 1917, foram criados quatro municípios: Cruzeiro, Chapecó, Mafra e Porto União. O Oeste de Santa Catarina era composto por apenas dois municípios. Do desmembramento de Cruzeiro (depois Joaçaba), foram criados 26 municípios; destes, boa parte localizava-se às margens do Rio do Peixe. Esse fenômeno ocorreu, também, com outros números, com os demais municípios.

O Vale do Rio do Peixe abriga, em suas cidades, no que diz respeito à formação histórica, particularidades e consonâncias. Entre as consonâncias, duas vertentes são facilmente verificáveis. Primeiramwente, boa parte dos municípios do Vale do Rio do Peixe tem seus núcleos urbanos próximos tanto das margens do Rio quando das estações da estrada de ferro, o que se explica pelo fato de a estrada de ferro acompanhar as curvas do rio; suas estações originaram os povoados, que depois se transformaram em cidades. Posteriormente, os municípios foram ocupados por agricultores, em sua maioria de origem europeia, oriundos principalmente das colônias do centro do Rio Grande do Sul, atraídos pela publicidade efetuada pelas companhias de colonização.

A partir disso, cada localidade demonstrou seus potenciais: atividade madeireira, plantio de frutas, beneficiamento de papel, parque industrial e frigorífico. Em todas essas atividades, o Rio do Peixe desempenha importante papel como forncedor de recursos hídricos e energia.

Atualmente, 28 municípios pertencem à Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe, sendo eles: Água Doce, Alto Bela Vista, Arroio Trinta, Caçador, Calmon, Campos Novos, Capinzal, Erval Velho, Fraiburgo, Herval D'Oeste, Ibiam, Ibicaré, Iomerê, Ipira, Joaçaba, Lacerdópolis, Luzerna, Macieira, Ouro, Peritiba, Pinheiro Preto, Piratuba, Rio das Antas, Salto Veloso, Tangará, Treze Tílias, Videira e Zortéa.

Os municípios de Catanduvas, Jaborá, Lebon Régis, Matos Costa, Monte Carlo e Presidente Castelo Branco são considerados lindeiros (limítrofes), uma vez que apresentam menos de 0,2% de sua área territorial na Bacia do Rio do Peixe.