O Projeto / Definição de Bacia Hidrográfica

O Projeto

Definição de Bacia Hidrográfica

A Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe tem 876m de altitude média e as coordenadas geográficas que a delimitam são: latitude: S 26o36’24” e S 27o29’19” e longitude: W 50o48’04” e W 51o53’57”. Ela conta com uma área territorial de 5.238 km2, um perímetro de 425 Km2 e abrange uma população estimada de 385.160 pessoas, somando-se zona rural (21%) e urbana (79%).

A Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe está situada na regiões hidrográfica RH3 - Vale do Rio do Peixe, Meio-Oeste do Estado de Santa Catarina. A Bacia é integrada por 26 municípios: Caçador, Rio das Antas, Videira, Pinheiro Preto, Tangará, Ibicaré, Luzerna, Herval D`Oeste, Joaçaba, Lacerdópoles, Ouro, Capinzal, Ipira, Calmon, Macieira, Salto Veloso, Arroio Trinta, Iomerê, Treze Tílias, Água Doce, Fraiburgo, Ibiam, Erval Velho, Campos Novos, Alto Bela Vista e Piratuba.

O Rio do Peixe nasce na Serra do Espigão, localizada no município de Calmon a uma altitude de 1.250m, e percorre aproximadamente 299 km até desaguar no Rio Uruguai, no município de Alto Bela Vista, a uma altitude de 387m. Na margem direita do rio do Peixe está localizada a histórica estrada de ferro que liga os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul.

Para a formação desta Bacia fazem parte 3.803 rios e corregos, contribuintes para a vazão média é de 120 m³/s Os principais afluentes da sua margem direita são: Rio Preto, Rio Quinze de Novembro, Rio São Bento, Rio Estaleiro, Rio da Limeira, Rio do Tigre, Rio Caraguatá, Rio Pato Roxo, Rio Leãozinho e Rio do Pinheiro. Na margem esquerda o Rio do peixe tem como afluentes: Rio Caçador, Rio Castelhano, Rio do Veado, Rio das Pedras, Rio Bonito, Rio Cerro Azul, Rio Barra Verde, Rio Leão e Rio Capinzal.

A Bacia apresenta uma morfologia formada por vales e montanhas, com drenagens encaixadas em fraturas geológicas. Na região do município de Caçador, alto da bacia, existem ações erosivas menos intensas com topografias mais aplainadas, já na região de Joaçaba e Piratuba, baixo da bacia, ocorrem ações erosivas mais intensas. Na Bacia do rio do Peixe o Aqüífero Guarani está a uma profundidade média de 600 m e apresenta grandes vazões de água.

Os valores médios anuais, correspondem a aproximadamente 1.800mm de precipitação na bacia. A vegetação da região é formada por cobertura florestal característica da Floresta Estacional Decidual e Floresta Ombrófila Mista. Devido principalmente aos desmatamentos para ocupação agrícola e pecuária, exploração madeireira e abertura para formação de vilas, em quase todas as áreas do Rio do Peixe a vegetação original deu lugar a florestas secundárias, capoeirões, capoeiras, reflorestamento de exóticas, pastagens e agricultura.