Aconteceu na tarde do dia 13 de novembro, sexta-feira, o X Fórum do Comitê Rio do Peixe sobre Segurança Hídrica. O evento, que iniciou às 13h30 e se estendeu até o final do dia, ocorreu na Câmara de Vereadores de Rio das Antas. Tendo uma programação variada com palestras e debates sobre o tema, o Fórum Comitê Rio do Peixe tem por objetivo alertar sobre a preservação das nossas águas e dos nossos rios.
Estiveram presentes no evento os presidentes do Comitê Rio do Peixe, Ricardo Marcelo de Menezes, e do comitê Rio Timbó, Ari Galeski, representantes da sociedade, técnicos, professores e estudantes. A realização do Fórum do Comitê Rio do Peixe foi uma promoção do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe, financiado pelo FEHIDRO com o apoio da Unoesc – Universidade do Oeste de Santa Catarina, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Extensão Rural de Santa Catarina – EPAGRI, SIMAE de Joaçaba, Herval d’ Oeste e Luzerna, das SDRs de Joaçaba, Caçador e Videira e da Prefeitura de Rio das Antas.
A primeira palestra, que iniciou às 13h45, foi ministrada pelo Engenheiro Agrônomo, Sr. Guilherme Xavier de Miranda Junior, representando a EPAGRI/Ciram. Intitulada: "Políticas Públicas e Segurança Hídrica em Santa Catarina", a palestra deu destaque para a segurança no sentido quantitativo, ligado a enchentes. Na sequência, às 15h00, apresentou-se o químico do SIMAE - Joaçaba, Paulo Cesar Lamin, com a palestra: "Segurança Hídrica: Menos risco, mais saúde", dando um enfoque mais voltado à qualidade da água e sua relação com a saúde do ser humano.
Para finalizar, foi realizado um debate com a presença dos dois palestrantes, mais os presidentes do Comitê Rio do Peixe e do comitê Rio Timbó. No debate os participantes puderam fazer perguntas e participar da construção de ideias e conclusões importantes. Dúvidas sobre a qualidade da água, monitoramento de cheias e informações sobre os Comitês.