O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Peixe participou do XVII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas - ENCOB, que aconteceu em Caldas Novas, entre os dias 4 e 9 de outubro. O tema desse ano foi: “Comitê de Bacia: solução para a gestão das águas”. O Comitê Rio do Peixe esteve representado pelo seu presidente, Ricardo Marcelo de Menezes, o secretario executivo, Andrei Goldbach e o gestor de projetos Mauricio Perazzoli.
O fortalecimento dos comitês para a efetivação da Politica Nacional de Recursos Hídricas (Lei 8.433/1997) esteve em discussão no ENCOB, que discutiu também vários temas pertinentes como “Segurança hídrica como política pública”, “Sustentabilidade dos comitês de bacias”, “Plano Nacional de Recursos Hídricos” e “Comitê como indutor da gestão de recursos hídricos”. O evento contou com várias conferências, mesas redondas e minicursos.
Aproveitando o momento do XVII ENCOB, o Fórum Catarinense de Comitês de Bacia esteve reunido, promovendo debates sobre temas discutidos no próprio encontro e também avaliando a situação do Estado de Santa Catarina em relação ao recursos hídricos. O descontentamento com as medidas tomadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina pautou o Fórum Catarinense, que observou como regra a Democracia e a Independência dos Comitês - fóruns ou parlamentos das águas legítimos na defesa dos recursos hídricos. O estado foi citado durante uma das apresentações da programação, pelo presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Abreu, como um dos seis estados que ainda não possuem seu plano implementado.