Representantes do Comitê Peixe participaram no dia 19 de outubro do Programa “No Campo das Ideias” da Rádio Catarinense de Joaçaba, apresentado por Carlos Henrique Roncalio. Estiveram presentes: Maurício Perazzoli (presidente do Comitê); Ricardo Marcelo de Menezes (secretário executivo) e Laís Bruna Verona (assessora técnica da Entidade Executiva UNC).
Em linhas gerais, o programa tem como objetivo promover debates sobre diversos temas, desde inovação e desenvolvimento regional até questões sociais, econômicas e ambientais. No último dia 19, foram levantadas questões como: preocupações constantes com os recursos hídricos da região, as consequências das mudanças climáticas, as alternativas para mitigação e prevenção de eventos extremos na Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe e o papel do Comitê frente à gestão dos recursos hídricos.
Questionado sobre o que é e o que faz um Comitê, o presidente, Mauricio Perazzoli, sintetizou a relevância do papel dos CBHs na gestão da água. “O Comitê de Bacia é um órgão colegiado que tem como função debater e deliberar sobre assuntos voltados à gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos. Nós temos observado que no decorrer dos últimos anos, o papel do Comitê tem tido uma notoriedade maior em virtude de todas as problemáticas que nós estamos enfrentando devido às questões ambientais em geral. Os órgãos que trabalham com temáticas de sustentabilidade vêm ganhando mais força porque a população está sentindo na pele esses problemas”, explicou.
O secretário executivo do Comitê, Ricardo Marcelo de Menezes, destacou que os Comitês necessitam de mais apoio para o exercício de suas atividades. “Os Comitês ainda estão num processo de estruturação; o Estado mantém, mas ainda não dá a importância que se deve dar, ouvindo os técnicos, debatendo dentro das comunidades quais as providências, investimentos e obras necessárias para que no futuro nós tenhamos menos catástrofes”, argumentou.
A assessora técnica da Entidade Executiva UNC, Laís Bruna Verona, pontuou que, apesar de algumas dificuldades, os Comitês têm reforçado a atuação e a representatividade na comunidade local. “Existem algumas limitações, principalmente financeiras em relação ao trabalho dos Comitês. Eu percebo que neste período em que estamos atuando, nós conseguimos trazer novamente os representantes das organizações membro que antes estavam desmotivados, desmobilizados. Falta muito ainda, mas aos poucos estamos conseguindo ter o reconhecimento da comunidade local”, assinalou.
Outro assunto debatido na entrevista foi a ausência de um plano de recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe. O presidente, Maurício Perazzoli explicou que a viabilização desse instrumento se dá por meio do governo do Estado. “Toda a parte burocrática, lançamento de edital e contratação da empresa para elaboração do plano, é de competência da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE), por meio do Departamento de Recursos Hídricos, por se tratar do órgão gestor dos recursos hídricos de Santa Catarina”, explicou.
Questionado sobre como o Comitê Peixe atua sem um plano de recursos hídricos, o secretário executivo, Ricardo Marcelo de Menezes, destacou que o Comitê vem fazendo uma cobrança intensa ao governo nos últimos anos para que seja viabilizado o plano. “Atuar sem o plano é ainda mais difícil, pois sem um diagnóstico e um prognóstico dos usos da água na bacia, não há um plano de ação a ser seguido, indicando as intervenções, obras, programas e ações a serem realizados, com vistas a melhorar a qualidade da água e também a sua disponibilidade aos múltiplos usos. Com isso, nosso trabalho, de 2001 até os dias atuais, está pautado na cobrança ao governo do Estado pela elaboração do plano e da política estadual de recursos hídricos, na educação ambiental nas escolas e na mobilização social da comunidade local, por meio da promoção de projetos e eventos relacionados a temas de grande relevância para a gestão dos recursos hídricos”, enfatizou.
Na oportunidade, a assessora técnica da Entidade Executiva UNC, Laís Bruna Verona, destacou a realização de um evento aberto à comunidade na cidade de Piratuba. “No próximo dia 05 de novembro, iremos promover o XVI Fórum do Comitê Peixe, um evento já tradicional que ocorre todos os anos na bacia de forma itinerante. Neste ano iremos prestigiar a parte baixa da bacia, realizando o evento na cidade de Piratuba. O tema que abordaremos será a Universalização do Saneamento Básico, trazendo à tona a relevância da gestão integrada dos recursos hídricos com os diferentes setores da sociedade”, esclareceu.
O programa “No Campo das Ideias” está disponível no formato de podcast e pode ser ouvido na íntegra por meio do link: https://soundcloud.com/radio-catarinense-am-fm/no-campo-das-ideias-19-10-2024-comite-rio-do-peixe