Notícias

Notícias / Geral

Câmara Técnica de Crise Hídrica discute projetos importantes na Bacia do Rio do Peixe

Por: CBH Peixe
comite.peixe@gmail.com
18 de Setembro de 2024

Na tarde do dia 12 de setembro, foi realizada mais uma reunião da Câmara Técnica de Crise Hídrica (CTCH) do Comitê Peixe, cujo objetivo é auxiliar no debate das questões relacionadas a situações de crise hídrica, seja por escassez de água ou excesso de chuvas, além de contribuir na mediação e arbitragem de conflitos relacionados aos recursos hídricos.

A reunião teve como pauta principal a apresentação e discussão sobre o Diagnóstico das Estruturas de Saneamento Rural das propriedades da microbacia do Rio Água Doce, projeto que vem sendo desenvolvido pela Entidade Executiva UNC durante o ano de 2024, e tem como objetivo determinar as áreas prioritárias para implementação ou melhoria das estruturas de saneamento rural em 50 propriedades da referida microbacia.

A apresentação foi conduzida pela equipe técnica da Entidade Executiva UNC, especificamente pelo coordenador de projetos, Murilo Anzanello Nichele, e pela assessora técnica, Laís Bruna Verona. Durante a reunião, os técnicos apresentaram os objetivos específicos do projeto, bem como as atividades realizadas durante o ano para o cumprimento desses objetivos. Dentre as atividades, destaca-se a realização de reuniões da própria CTCH para a elaboração de um questionário para coleta de informações sobre as propriedades; a capacitação de técnicos agrícolas para aplicar o questionário; as saídas de campo nas 50 propriedades rurais; e a tabulação dos dados e definição da ordem de prioridade das propriedades que necessitam de intervenção para implantação ou melhoria das estruturas de saneamento rural.

Outra importante atividade desenvolvida no período foi a realização de reuniões para o firmamento de parcerias institucionais. Foram firmadas parcerias com a Prefeitura de Água Doce, para viabilizar o apoio logístico para a aplicação do questionário, e com o Centro de Educação Profissional Professor Jaldyr Bhering Faustino da Silva - CEDUP, para dispor de técnicos agrícolas para aplicar o questionário.

Agora, em vias de finalização do projeto, a última etapa consistirá na elaboração do relatório síntese e na apresentação e divulgação dos resultados obtidos para os parceiros institucionais e para toda a comunidade. A intenção do Comitê Peixe, após a finalização do projeto, é possibilitar a sua aplicação em outras microbacias, com o intuito de fortalecer o saneamento rural de toda a bacia hidrográfica.