Desenvolvido em parceria com a Entidade Executiva - Universidade do Contestado, o projeto denominado "Mapa Interativo: Captação de água e empreendimentos hidrelétricos na Bacia do Rio do Peixe e Bacias Contíguas" foi um dos destaques no âmbito do órgão neste ano. O projeto teve como objetivo precípuo identificar os empreendimentos hidrelétricos e os usos da água na área da Bacia, seu status de funcionamento e condição legal, e disponibilização em Web Map Service (WMS) por meio de mapa interativo online, com intuito de formar uma base de dados que sirva como subsídio para a elaboração do plano de bacia e para as discussões tomadas no âmbito do Comitê Peixe.
O uso de água para geração de energia na Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe e Bacias Contíguas é um dos mais relevantes, assim como o uso industrial, para o abastecimento público e para a criação animal. Sendo assim, é de grande valia a obtenção e organização de dados técnicos sobre os empreendimentos hidrelétricos instalados no rio do Peixe e nos seus principais afluentes, uma vez que em períodos de escassez, principalmente, é possível que haja conflitos pela disponibilidade de água entre essas atividades.
Por ser o Comitê de Bacia Hidrográfica responsável pela mediação e arbitragem de conflitos, é fundamental que o órgão esteja munido de informações e dados técnicos sobre os usos de água, por meio do plano de recursos hídricos da bacia hidrográfica. Porém, no caso específico da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe e Bacias Contíguas, ainda não há plano elaborado, ficando o Comitê Peixe à mercê de informações produzidas ou obtidas por outras fontes.
Desta forma, o desenvolvimento deste projeto contribui diretamente com a estruturação de uma base de dados sólida e transparente, que poderá ser utilizada na elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio do Peixe e Bacias Contíguas, no empoderamento e aprimoramento de suas organizações-membro e dos entes que atuam na Bacia. Além disso, é uma fonte confiável para subsidiar a atuação do Comitê Peixe em possíveis conflitos pelo uso da água, e também nas discussões cotidianas da Plenária e das Câmaras Técnicas.
O Mapa Interativo do Uso da Água
O grande produto do projeto desenvolvido é o Mapa Interativo o Uso da Água na Bacia do Rio do Peixe e Contíguas. A ferramenta está disponível de modo digital, pela plataforma Google My Mapas, e seu acesso é público e gratuito. De modo geral, o Mapa apresenta a espacialização dos usos preponderantes de água superficial na bacia, os empreendimentos hidrelétricos instalados e as estações fluviométricas e pluviométricas em funcionamento na bacia.
Para auxiliar os usuários na navegação, a equipe técnica da Entidade Executiva UNC, responsável pela elaboração da ferramenta, desenvolveu um Manual do Usuário, que contempla informações sobre as formas de acesso ao mapa, a interface da ferramenta, os dos disponíveis e o meio para fazer download. Além disso, foi desenvolvido um Relatório Síntese sobre o projeto. Todos os materiais estão disponíveis para acesso.
Acesse o MAPA INTERATIVO: https://www.google.com/maps/d/u/1/edit?mid=1eI5pZYXczCtGE5EFUhi64h9Gpm8XyIU&usp=sharing
Acesse o RELATÓRIO SÍNTESE: https://drive.google.com/file/d/1I7iQoeLv1ADHw9zxLI-PJ8QKtwHVHj-v/view?usp=drive_link
Acesse o MANUAL DO USUÁRIO: https://drive.google.com/file/d/1wzKE8we43IsAYQZv2sJqjV1qD28Y1ZqH/view?usp=drive_link
A opinião do Comitê
“O projeto desenvolvido relativo ao Mapa Interativo: Captação de água e empreendimentos hidrelétricos na Bacia do Rio do Peixe e Bacias Contíguas, tem extrema importância, pois essas informações vão auxiliar na gestão de recursos hídricos de toda a bacia, dando subsídio técnico e realista da situação. Necessitamos fortalezar cada vez mais a coleta, tratamento, armazenamento e recuperação de informações sobre recursos hídricos, e utilizar esse banco de dados como uma ferramenta essencial nas discussões e tomadas de decisão”, destaca o presidente do Comitê Peixe, Mauricio Perazzoli.