O Comitê de Gerenciamento Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe e Bacias Contíguas realizou, na última semana, dois encontros correspondentes à capacitação com foco em monitoramento hidrológico, tema de suma relevância nos trabalhos do órgão e que se torna cada vez mais relevante, diante das mudanças climáticas e questões ambientais em debate.
Conforme o Doutor em Engenharia Ambiental e ministrante de uma das palestras realizadas, Eduardo Lando Bernardo, o monitoramento hidrológico fornece informações ao longo do tempo, sobre a quantidade e a qualidade dos recursos hídricos. “A capacitação aborda uma temática extremamente importante para os representantes de organizações-membro e atores estratégicos dos diferentes segmentos atuantes na bacia hidrográfica, pois fornece um conjunto de dados e informações para além do conhecimento técnico-teórico”, explica.
Durante um dos encontros, uma dinâmica promoveu diálogos sobre potenciais ações voltadas às consequências de eventos extremos, um dos focos da capacitação. No momento, apresentou-se um estudo de caso fictício, que poderia ocorrer no âmbito da Bacia, visando a análise das atitudes a serem tomadas.
Na avaliação dos presentes, o êxito da capacitação foi evidente, e as atividades práticas destacaram-se. Trata-se, afinal, de uma iniciativa capaz de fortalecer a aplicabilidade de ideias que fazem a diferença no processo de construção do conhecimento.