Notícias

Notícias / Geral

Aprovação do relatório técnico de atividades e discussão sobre a estiagem marcam a Assembleia Geral Extraordinária do Comitê Peixe

Por: CBH Peixe
comite.peixe@gmail.com
14 de Maio de 2021

Foi realizada na quinta-feira, dia 13, a Assembleia Geral Extraordinária do Comitê Peixe. Na oportunidade, ocorreu a aprovação do relatório técnico de atividades referentes ao ano II de atuação da entidade executiva ECOPEF junto aos Comitês do Oeste de Santa Catarina, que compreende o período de janeiro de 2020 a maio de 2021. Na apresentação, a Assessora Técnica da ECOPEF, Laís Bruna Verona, destacou o cumprimento das metas estabelecidas nos indicadores de desempenho previstos no termo de colaboração firmado entre a entidade executiva e a SDE. Os resultados alcançados foram bastante satisfatórios, principalmente em relação ao cumprimento dos planos de capacitação e de comunicação e mobilização social do Comitê. Através dos dados e números dos trabalhos executados, foi atestado o cumprimento integral dos propósitos previamente estabelecidos. Também foi apresentado pela Técnica Administrativa da ECOPEF, Marciele Bastian, o relatório financeiro da entidade executiva para os três períodos de execução do projeto, dando-se a devida transparência acerca dos gastos realizados para o Comitê neste período.

A plenária também tomou conhecimento e aprovou a Moção Conjunta nº 004/2021 do Comitê Peixe em parceria com os demais Comitês do Oeste de Santa Catarina (Antas e Afluentes do Peperi-guaçu, Chapecó e Irani e Jacutinga), afim de solicitar a validação pela SDE, das capacitações realizadas em conjunto pelos quatro Comitês.

Finalizando os assuntos pautados, o Gerente de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da SDE, Vinícius Constante, foi convidado para fazer o uso da palavra e informar aos membros do Comitê sobre a continuidade dos trabalhos da entidade executiva junto aos Comitês do Oeste de Santa Catarina. Vinícius destacou que o Estado celebrou mais um termo aditivo com a ECOPEF por mais seis meses, garantindo assim a assistência técnica e administrativa aos Comitês até o mês de novembro de 2021. Após esse período, a perspectiva é que o Estado lance um novo edital para a contratação de um novo modelo de entidades executivas.

Além de tratar sobre os assuntos em pauta, os membros do Comitê Peixe foram agraciados com a participação especial do senhor Guilherme Miranda, pesquisador da EPAGRI na área de hidrologia. Miranda apresentou um panorama sobre a situação hidrológica e meteorológica do estado de Santa Catarina, dando ênfase para a bacia do Rio do Peixe, afim de alertar os membros do Comitê para a questão da estiagem. Infelizmente, segundo Guilherme, a previsão mostra que a região deverá sofrer com a baixa precipitação nos próximos meses e, devido a isso, é muito importante que estratégias de economia e racionalização de água sejam adotadas pelos usuários, afim de que se garanta o abastecimento público e o desenvolvimento das demais atividades e, ainda, sejam evitados possíveis conflitos pelo uso da água.

Outro assunto importante foi repassado pelo secretário executivo do Comitê, Ricardo Marcelo de Menezes, que avisou aos membros que o novo regimento interno foi homologado pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos no final de abril e que foi encaminhado para a Casa Civil para análise e posterior publicação em Diário Oficial.

Por fim, o presidente do Comitê, Mauricio Perazzoli, fez o lançamento do 7º informativo das Águas, que foi elaborado pela entidade executiva Ecopef. O informativo compreende o período de janeiro de 2020 a maio de 2021 e será lançado nas plataformas digitais do Comitê Peixe no dia 14 de maio.



Fonte: Assessoria de Comunicação da ECOPEF/Comitês Oeste SC