A Unoesc Videira, através dos cursos de Engenharia Química, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia de Alimentos e Biotecnologia em parceria com o Comitê Rio do Peixe, realizou dia 22, uma noite de palestras sobre alternativas energéticas para geração de energia.
O evento realizado no auditório do campus reuniu estudantes, profissionais da área e demais interessados no assunto, e marcou as comemorações do Dia Mundial da Água.
“Dia da Água: Energias alternativas frente à crise hídrica” foi o tema do encontro que contou com a presença de várias entidades, as quais, através de seus representantes, expuseram a situação atual no estado e região, discutindo ações de preservação adotadas e desenvolvidas.
André Baldissera, analista ambiental da FATMA, explicou sobre a transferência da competência de outorga de recursos hídricos para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDS e discorreu sobre as exigências demandadas pelo órgão licenciador em relação à utilização, captação e preservação dos recursos hídricos, adotadas por meio de suas condicionantes, bem como a obrigatoriedade do licenciamento para a realização das mais diversas atividades passíveis de licenciamento ambiental, que visam preservar a qualidade e quantidade necessária para consumo e abastecimento humano, urbano e industrial.
A palestrante Janaína Pascoal, com a palestra "Nexo água-energia-alimentos: o biogás como fonte alternativa de energia, integrando o meio rural e urbano", relatou a experiência e alternativas buscadas e desenvolvidas pela Itaipu Binacional, à procura de alternativas mais sustentáveis e menos impactantes para produção e abastecimento de energia elétrica e combustível veicular – através do biometano.
Por fim, Marcello Colle, revendedor da Solar Energy, relatou a experiência da utilização da energia fotovoltaica como alternativa sustentável em produção de energia limpa. Marcelo discorreu sobre o histórico da utilização da energia solar e sobre o rápido avanço tecnológico. Explicou sobre o funcionamento do sistema atualmente implantado, produção energética e créditos gerados pela produção e , também explanou sobre a atual situação da produção no Brasil, mudanças na legislação, dificuldades e prazos hoje recorrentes.
Ao fim das palestras, foi realizada uma mesa redonda, onde a plateia teve oportunidade de questionar e sanar dúvidas a respeito dos temas tratados.
COMITÊ RIO DO PEIXE PARCEIRO DO EVENTO
O professor Ricardo Marcelo de Menezes, presidente do comitê Rio do Peixe, entidade parceira na realização do encontro, prestigiou o debate e respaldou a iniciativa em sua realização. O Presidente falou sobre a qualidade da água em nossa bacia e a necessidade da implantação de um plano eficiente de saneamento. Relatou ainda sobre a ordem de serviço para executar o Plano Estadual de Recursos Hídricos, assinada no último dia 04 de Março, e sobre a importância do Plano de Bacia Hidrográfica, para um eficaz planejamento e gerenciamento da Bacia, para que tenhamos disponibilidade de água, em qualidade e quantidade necessárias para atender as mais diversas demandas.
Ele reiterou que deve ser um compromisso da sociedade como um todo, formular ações e iniciativas que estejam ligadas ao meio ambiente, em especial à preservação da água.