O Comitê Rio do Peixe aprovou, na terça-feira, 07 de julho de 2020, durante Assembleia Geral Ordinária, três Planos de Ações fundamentais para o desenvolvimento das atividades do órgão colegiado. Os Planos de Comunicação e Mobilização Social; Capacitação e de Trabalho para 2020, foram readaptados para o cenário atual de isolamento social, sofrendo mudanças especialmente em relação ao formato dos eventos. Todos os Comitês do Oeste estão obedecendo a Nota Técnica Conjunta SDE/SEMA/DRHS nº 06/2020, que possibilita a realização de eventos obrigatoriamente de forma online no período da pandemia do novo Corona vírus.
De acordo com o previsto no Plano de Capacitação para 2020, já foram realizadas por meio de videoconferência os cursos de Outorga de Direito de Uso da Água no dia 16 de junho e de Pagamento por Serviços Ambientais, no dia 02 de julho. A próxima capacitação está marcada para o dia 14 de julho com a temática Sistemas de Aproveitamento de Água da Chuva (Cisternas).
Durante a Assembleia ocorreu ainda a aprovação do novo Regimento Interno do Comitê, documento que possibilita maior participação e descentralização na tomada de decisões pelas organizações-membro.
No mesmo encontro, os membros do Comitê debateram sobre a metodologia de condução e o Edital das Assembleias Setoriais Públicas, eventos que irão promover a renovação das organizações-membro do Comitê. O tema foi apresentado pela assessora técnica da Ecopef, Mariana Nichele Suntti, que esclareceu todas as dúvidas relacionadas ao processo.
Foi aprovado também o Parecer da Câmara Técnica de Mediação de Conflitos, acerca do conflito que surgiu entre o SIMAE JHL e os empreendimentos hidrelétricos do rio do peixe no período de estiagem.
Por fim, também foi apresentado o relatório financeiro e aprovado o relatório técnico de atividades da entidade executiva Ecopef, referentes ao ano de 2019.
Confira o calendário completo de eventos do Comitê no link: https://docs.google.com/presentation/d/1-ZWby_6tYAbqZzev95ryzjpsCSnApcu2Qm35sqQnS1o/edit?usp=sharing