A UNIARP iniciou no mês de março o monitoramento inédito e integrado da qualidade da água do Rio do Peixe. O trabalho acontece através de análises químicas, físicas e biológicas, buscando apresentar para a comunidade acadêmica e população envolvida no projeto o cenário atual no Rio do Peixe.
O estudo do monitoramento da qualidade da água do Rio do Peixe está sendo realizado em 10 pontos amostrais, sendo 5 (cinco) pontos amostrais durante o percurso do Rio em área urbana do município de Caçador, que estão relacionados com a interação antropogênica da área urbana, como também foram selecionados 2 (dois) pontos à jusante e 1 (um) ponto amostral à montante do município, como também 2 (dois) pontos nos seus afluentes (Rio Caçador e Rio Castelhano) que possuem interação com o percurso analisados.
O estudo obterá um caráter contínuo e sua análise será realizada mensalmente através dos parâmetros físicos, químicos e biológicos. As análises serão de uma base de dados múltiplos para avaliar o monitoramento da qualidade da água na bacia do Rio do Peixe. Para o desenvolvimento do monitoramento ambiental é utilizado o Índice de Qualidade de Água estabelecido pela National Sanitation Foundation (IQANFS). A partir dos cálculos efetuados os resultados são comparados com a classificação da qualidade do corpo receptor indicada pelo IQANSF.
Os dados estão sendo apresentados e divulgados para toda a população mensalmente. Até agora, foram realizadas cinco coletas e análises da água do Rio do Peixe (março a julho).