Nos dias 03 e 04 de março aconteceu o Fórum Estadual de Comitês de Bacia Hidrográficas, na cidade de Lages, tendo o Comitê Canoas como anfitrião.
Nesses dois dias foram discutidos vários assunto de interesse de todo o Estado de Santa Catarina, a respeito de gestão de recursos hídricos. A abertura se deu na manhã do dia 04 de março, onde tiveram relatos sobre a participação da representação catarinense no fórum nacional, que depois de muitos anos passou a contar novamente com membros catarinenses, as reunião aconteceram em dezembro de 2015 em Salvador e fevereiro de 2016 em Belo Horizonte, incluindo uma visita técnica no distrito de Bento Ribeiro em Mariana-MG, onde aconteceu o rompimento da barragem de rejeitos de mineração da Samarco. Ainda um relato de um dos representantes catarinenses no fórum nacional da juventude. No período da tarde houve a apresentação por cada comitê presente das ações que vem desenvolvendo e de "cases" de destaque.
No dia 05 de março houve a participação dos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável - SDS, levando uma proposição de alteração da secretarias executivas dos Comitês, e na sequência o lançamento do Plano Estadual de Recursos Hídricos, que depois de muito anos vai se concretizar. A contratada para execução foi a CERTI, no valor aproximado de 3 milhões de reais, segundo o Secretário Carlos Chiodini, que assinou o contrato.
O movimento dos Comitês de Bacia em prol da gestão dos recursos hídricos, saiu fortalecida com os debates e as possibilidades de avanço, que ainda precisa de um ritmo ainda mais forte para poder recuperar o tempo perdido.
Representando o Comitê Rio do Peixe, estivem o Presidente, Prof. Ricardo Marcelo de Menezes, o Secretário Prof. Andrei Goldbach, e a Consultora Francine Wordell, além do Prof. Maurício Perazzoli.