Notícias

Notícias / Geral

Curso "Comitê de Bacia: o que é e o que faz?" conta com expressiva participação dos membros do Comitê Peixe

Por: CBH Peixe
comite.peixe@gmail.com
29 de Abril de 2021

Foi realizado no dia 26 de abril o curso sobre "Comitê de Bacia: o que é e o que faz?". Foi mais um momento oportuno para conhecer como funcionam os Comitês e quais as suas atribuições. Os técnicos da entidade executiva Ecopef que atuam nos Comitês de Bacias do Oeste transmitiram importantes informações sobre a temática proposta, relatando experiências vivenciadas em cada Comitê e socializando as práticas desenvolvidas. O objetivo foi capacitar os membros do Comitê Peixe, especialmente os que iniciaram o mandato no final de 2020, além dos demais interessados pelo tema. Também foi um momento para a equalização de informações e conhecimentos entre os participantes. Este curso estava previsto no Plano de Capacitação do Comitê Peixe.

Os principais temas tratados foram: as Leis das Águas, Histórico, criação e composição dos Comitês de Bacias Hidrográficas, atribuições dos Comitês e também os desafios dos Comitês de Bacias Hidrográficas. Os palestrantes da entidade executiva Ecopef foram: a engenheira sanitarista e ambiental, Laís Bruna Verona – Assessora Técnica do Comitê Peixe; a engenheira agrônoma, Alessandra Kieling - Assessora Técnica do Comitê Antas e Afluentes do Peperi-guaçu; a engenheira sanitarista e ambiental, Aline Schuck Rech - Coordenadora Técnica da ECOPEF e o engenheiro sanitarista e ambiental, Rafael Leão – Assessor Técnico do Comitê Jacutinga. Cada um fez uma abordagem clara e objetiva sobre a atuação dos comitês no Oeste de Santa Catarina. Nesta oportunidade também houve a participação do Sr. Ricardo Marcelo de Menezes - Coordenador do FCCBH e Secretário Executivo do Comitê Peixe, que tratou sobre a atuação do Fórum Catarinense de Comitês e do Sr. César Rodolfo Seibt, gestor do convênio entre a SDE e a ECOPEF.

O evento contribuiu para explicitar o papel dos comitês e a importância das ações em defesa da preservação dos recursos hídricos. Os comitês têm um papel estratégico de promover o debate das questões relacionadas a recursos hídricos, decidir os conflitos relacionados ao uso da água e propor os critérios de outorga.